Rondônia, 28 de Março de 2024
POLÍCIA

Polícia Federal de RO organiza resgate de desaparecidos em reserva indígena.

Fonte: da Redação
  • Polícia Federal de RO organiza resgate de desaparecidos em reserva indígena.
A Polícia Federal (PF) de Rondônia e órgãos de segurança do Amazonas organizam uma mega operação para resgatar os três homens desaparecidos, há nove dias, dentro de uma reserva indígena, de acordo com a PF, em Humaitá (AM), que fica na divisa entre Rondônia e o Amazonas. Os índios negam que estejam fazendo as três pessoas de reféns.
De acordo com o superintendente da polícia federal e delegado, Carlos Manoel da Gaya Costa, testemunhas revelaram em depoimento que 40 índios foram vistos empurrando o carro em que os três desaparecidos viajavam pela BR-230.
" Os indígenas estão pouco colaborativos. Eles negam que tenham sequestrado ou que essas pessoas tenham sumido na área deles. Porém, nas investigações feitas no inquérito policial, todos os indícios apontam veementemente que estas pessoas estão em área indígena", explica o delegado Costa.
Na tarde de terça-feira (24), familiares e amigos dos desaparecidos fecharam a balsa em Humaitá (AM) que dá acesso à Apuí.
Casada há 10 anos com Stef Pinheiro de Souza, Irisnéia dos Santos não sabe mais a quem recorrer para obter notícias do paradeiro do marido que sumiu há vários dias. "Eu estou desesperada.Meu filho quer o pai e ninguém nos dá informação sobre nada do que está acontecendo", relata.
Para amenizar o sofrimento das famílias que não obtém notícias dos desaparecidos, amigos e familiares acamparam na Balsa Transamazônica que dá acesso de Humaitá (AM) a Santo Antônio do Matupi, Km 180, até Apuí.
De acordo com a família, as vítimas teriam sido sequestradas quando viajavam de Apuí para Humaitá. O sumiço dos três foi sentido primeiro pelo sobrinho de um deles. Wilson Júnior Rodrigues Leal mora com o tio em Apuí e fala sobre a difícil situação. "Ninguém sabe se eles estão vivos ou estão mortos. Isso preocupa, porque já fomos atrás de ajuda e o que veio ainda não foi suficiente", conta.
  • Polícia Federal de RO organiza resgate de desaparecidos em reserva indígena.