Rondônia, 29 de Março de 2024
SAÚDE

Voluntários da USP levam assistência bucal a comunidades de Monte Negro, em RO

Fonte: Assessoria
  • Voluntários da USP levam assistência bucal a comunidades de Monte Negro, em RO
Movidos pela vontade de colocar sorrisos nas bocas de crianças e adultos, um grupo de voluntários planeja para o próximo mês de julho uma visita a Monte Negro, para dar prosseguimento a 39° Expedição do Projeto FOB-USP em Rondônia. A iniciativa pretende cuidar da saúde bucal das comunidades locais, que sofrem com as dificuldades para obter orientações e tratamento regular.

As dificuldades são impostas, principalmente, pela distância, uma vez que a maioria das comunidades do município fica a mais de uma hora de distância da cidade. “Além de longe, tem o problema do custo, que é muito alto para eles”, conta Edimara da Silva, Secretária Municipal de Saúde de Monte Negro.

“Distribuímos fichas e atendemos o que damos conta de atender. Como é voluntário, os profissionais e estudantes vêm de boa vontade. Toda ajuda é bem-vinda. Atendemos o máximo de pessoas que podemos num dia, com os dentistas, estudantes de odontologia e médicos da USP de Bauru. Nossa tarefa é identificar e cadastrar as pessoas que necessitam do atendimento, além de organizar tudo para o atendimento deles. Levamos os voluntários até as pessoas e oferecemos o máximo de ajuda possível”, explicou a secretária.

“A gente doa muito, e recebe muito – o impacto é gigante. Além do trabalho de saúde bucal, tem a questão do relacionamento, da atenção. Elas são muito esquecidas, não veem ninguém além das pessoas da comunidade, então ficam emocionadas na nossa presença. No começo é difícil, mas depois elas se soltam”, conta.


Expansão

Segundo Edimara da Silva, o objetivo é ampliar as atividades de apoio às comunidades com atendimentos médicos e orientações educacionais, culturais, de direito, dentre outras. Já temos atividades de Promoção a Saúde, Prevenção e Reabilitação em Odontologia, além de Fonoaudiologia também. Para tanto, ela ressalta a necessidade de que mais pessoas se engajem no projeto. “Toda parceria é bem vinda para ajudar as nossas comunidades” diz Edimara.

Samir Paiva do Espirito Santo, coordenador da 39° Expedição, afirma que os profissionais que participam do projeto voluntário ganham, além da experiência profissional, maturidade para a vida. “Todos que vão ficam felizes com a possibilidade de poder ajudar”, conta. No atendimento do próximo mês de julho, a expectativa é de alta demanda porque a comunidade nunca precisa bastante do atendimento feito pelo projeto.

O conhecimento adquirido é visto com bons olhos pelo mercado de trabalho. “Os estudantes aprendem a interagir e a conversar melhor com os pacientes. Já saem da universidade com um pé no mercado de trabalho”, observa Samir Paiva. O aluno faz uma primeira avaliação do paciente e, em seguida, o professor o avalia, para dar a orientação necessária. “No fim do procedimento, ele confere se tudo foi feito corretamente”, finaliza.

O Coordenador dos trabalhos voluntários fez questão de agradecer a prefeitura e aproveitou para garantir a continuidade que muito tem colaborado para a população de Monte Negro, e para a formação de alunos. “Agradecemos ao prefeito Evandro Marques e a secretaria Edimara da Silva pela parceria” disse Samir Paiva.

O evento está marcado para ter inicio no dia 8 de julho e deverá terminar apenas no dia 11 de julho, e atenderá pelo menos 4 comunidades da região de Monte Negro. Já estão garantidos atendimentos Odontológicos e de Fonoaudiologia nas comunidades de São Geraldo, Posto de Saúde da região da Linha C-35, Vila Massangana e Assentamento Élcio Machado. Para se escrever, os moradores deverão procurar pelos agentes de saúde de suas regiões que farão o agendamento das consultas.


ASSESSORIA ASCOM / PMMN
  • Voluntários da USP levam assistência bucal a comunidades de Monte Negro, em RO
  • Voluntários da USP levam assistência bucal a comunidades de Monte Negro, em RO
  • Voluntários da USP levam assistência bucal a comunidades de Monte Negro, em RO